Sob críticas dos atuais lojistas, a Infraero mudou a estratégia de exploração comercial dos principais aeroportos do país, com novos contratos de aluguel que chegam a aumentar em até oito vezes os preços anteriores. à medida que expiram, 5.244 espaços comerciais estão sendo relicitados pela estatal, com base em novas regras. Nos próximos seis meses, haverá cerca de 400 licitações. A possibilidade de renovação automática dos contratos foi abolida. O McDonald"s passou a pagar, por exemplo, R$ 654 mil por mês para manter sua lanchonete no aeroporto de Guarulhos. Quando foi relicitado, o espaço onde está a rede americana tinha um preço mínimo de R$ 120 mil por mês de aluguel. "O aumento médio tem sido de 200% nos novos contratos", diz o diretor comercial da Infraero, Geraldo Neves. A previsão é elevar o faturamento com áreas comerciais de R$ 947 milhões no ano passado para R$ 1,16 bilhão em 2011. (Valor Econômico)