Pelo terceiro mês consecutivo, em fevereiro deste ano, diminuiu o número de pessoas que atrasaram o pagamento de suas contas. Mas os atrasos continuam em nível mais elevado do que há um ano, segundo o levantamento feito pela Serasa Experian. Em fevereiro, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor foi 0,9% menor do que em janeiro, mas teve alta de 18,3% na comparação com igual mês de 2011 e um aumento de 17,4% no primeiro bimestre ante o mesmo período do ano passado. Os analistas econômicos da Serasa lembram, no entanto, que o ritmo de inadimplência tinha sido maior em fevereiro de 2011, com taxa de 25,4% em relação ao mesmo mês de 2010. "Os juros altos, os gastos típicos de início de ano [Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e despesas escolares] e as incertezas sobre a crise global fizeram com que o consumidor tivesse cautela e controlasse seus gastos", destaca a Serasa por meio de nota. (Agência Brasil)