O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, continua liderando as pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro deste ano, com 46,1% da preferência dos eleitores, cerca de 15 pontos percentuais a mais que seu principal adversário, Henrique Capriles.
Os dados foram divulgados pelo instituto Datanálisis, segundo o qual a diferença entre eles sofreu uma leve queda pelo segundo mês consecutivo. De acordo com o levantamento, Chávez tem 46,1% das intenções de voto, Capriles, 30,8% e os indecisos ainda são 23,1%.
O presidente do Datanálisis, Vicente León, explicou, durante o fórum sobre "Perspectivas Eleitorais", que entre os indecisos 55,4% se mostraram favoráveis a Capriles, enquanto 44,6% a Chávez.
O estudo, realizado entre 14 e 23 de junho, consultou 1,3 mil pessoas e tem uma margem de erro de pouco mais de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
Chávez e Capriles intensificaram nos últimos dias suas campanhas eleitorais, pouco mais de dois meses antes do pleito, que conta também com a participação de outros cinco candidatos de tendência independente.
Brasil
O presidente venezuelano voltará ao cenário internacional na próxima terça-feira (31/7) na cúpula do Mercosul em Brasília, ocasião em que poderá reafirmar sua recuperação do câncer e a almejada entrada da Venezuela no bloco, em plena campanha para reeleição.
Sua primeira viagem oficial ao exterior do ano coincide com os primeiros comícios para as eleições presidenciais de 7 de outubro.