O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje nesta segunda-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – sede provisória da Presidência, em Brasília , a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Na pauta está o programa nuclear no Irã e o processo de compra de aviões caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência da República, também participará do encontro.
O governo norte-americano defende novas sanções internacionais contra o Irã por duvidar dos objetivos pacíficos do programa nuclear do país, enquanto o governo brasileiro insiste na via da negociação. Na segunda-feira, durante passagem pela Argentina, Hillary afirmou que quer se assegurar de que o Lula "compreende a preocupação mundial com o Irã".
Hillary também tem a missão de reverter o quadro de "desconfiança" que o Brasil tem em relação aos norte-americanos, o que deixou os EUA em posição desfavorável na disputa pela compra dos caças que equiparão a FAB pelos próximos 30 anos.
Atualmente, o Brasil vive em meio às divergências entre as Força Aérea e o Planalto. Pois, o governo defende a compra dos jatos franceses Rafale, enquanto a FAB e Jobim defendem a com dos aviões suecos Grispen.