O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti continua trabalhando nas deliberações prévias ao anúncio dos resultados definitivos do primeiro turno das eleições de 28 de novembro.
Segundo a agência Efe, embora os resultados tenham sido prometidos para quarta-feira, o chefe de comunicação do órgão eleitoral, Pierre Thibault Junior, anunciou à imprensa que os conselheiros e técnicos da instituição prolongarão seus trabalhos até finalizá-los.
O CEP deverá determinar a ordem dos candidatos à presidência do Haiti e, portanto, quem disputará o segundo turno do pleito, previsto para 20 de março.
O órgão também deverá anunciar os candidatos que passarão ao segundo turno das eleições legislativas, nas quais serão eleitos 11 dos 30 senadores do país e os 99 deputados.
Os resultados provisórios das eleições presidenciais, anunciados em 7 de dezembro em meio a denúncias de fraudes, deram a vitória à ex-primeira-dama Mirlande Manigat, com 31,37% dos votos, e o segundo lugar ao governista Jude Celestin, com 22,48%. Os dois deviam disputar o segundo turno em detrimento do popular cantor Michel Martelly, que obteve 21,84%.
Fonte: Efe