Quase 70% (68%) dos brasileiros acham que a presidente Dilma Rousseff tem responsabilidade no escândalo da Petrobras, que implica empreiteiras e políticos. A conclusão é de pesquisa Datafolha realizada em 2 e 3 de dezembro com 2.896 entrevistas.
Mas revelações da Operação Lava Jato não alteraram de forma relevante sua imagem. Para 42%, a gestão Dilma é boa ou ótima. É a mesma taxa de 21 de outubro, quando, no final da eleição – com propaganda diária na TV –, ela atingiu seu melhor patamar desde junho de 2013.
Como a própria presidente diz, no dia a dia, diante de notícia boa ou tuim, o presidente deve se preocupar. É inerente ao cargo. Veja a análise de Mauro Paulino, diretor do Datafolha: “O otimismo que a campanha petista injetou no eleitorado, ancorada em comparações com a gestão tucana, desidrata-se agora diante dos fatos recentes. A austeridade no discurso da nova equipe econômica, a confusão sobre o projeto que altera as metas do governo, o aumento dos juros e de preços, compõem um cenário de incertezas que aumenta a desconfiança da população”.