Está marcado, para às 22h30 desta segunda-feira, mais um encontro entre os principais candidatos à prefeitura de São Paulo. Desta vez o debate será realizado pela Folha de S. Paulo e a Rede TV.
Este será o primeiro confronto entre eles depois que o candidato do PSDB, José Serra, perdeu a liderança nas pesquisas para Celso Russomanno (PRB) e passou a ser ameaçado de perto por Fernando Haddad (PT), que aparece em terceiro lugar nos levantamentos mais recentes.
Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho da Força (PDT), Soninha Francine (PPS), Levy Fidelix (PRTB) e Carlos Gianazzi (PSOL) também participarão do debate que será mediado pelo jornalista Kennedy Alencar e transmitido ao vivo pela RedeTV! e pelo site da Folha.
O formato
1º Bloco – O debate começará com confronto direto. Cada candidato escolherá um adversário para responder uma pergunta, com direito a réplica e tréplica. A ordem dos candidatos foi definida por sorteio.
2º bloco – O segundo bloco terá perguntas das jornalistas Vera Magalhães, editora do Painel da Folha, e Patrícia Zorzan, repórter da RedeTV!. Cada uma escolherá quatro candidatos para responder uma pergunta. Após cada resposta, as jornalistas escolherão outro nome para comentar a fala do adversário.
3º bloco – O último bloco serguirá as mesmas regras do primeiro. A última parte será destinada às considerações finais de cada participante.
O primeiro debate televisionado este ano, considerado morno pela imprensa, foi realizado há exato um mês pela rede Bandeirantes, onde a aliança PT-Maluf e Kassab foram os principais alvos e Serra evitou partir para o ataque. Enquanto Chalita e Russomano se apresentavam como terceira via.
O encontro de hoje à noite inaugura uma série de debates até o primeiro turno da eleição, em 7 de outubro. Os candidatos se enfrentaram em mais quatro debates pela televisão. O próximo será no dia 17, promovido pela TV Cultura em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo e o Youtube. Depois, a TV Gazeta , no dia 24, a TV Record, no dia 1º e a TV Globo, no dia 4 de outubro.
Vale lembrar que, no dia 20 de semtembro, também será realizado debate organizado pela Folha e UOL, com transmissão exclusiva para a internet.