Os agricultores europeus podem perder mais 3 bilhões de euros por ano em receita até 2020 em qualquer acordo firmando entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, apontou o estudo da comissão executiva da UE.
Segundo a agência Reuters, as maiores perdas serão sentidas pelos produtores de carne bovina na Irlanda, Grã-Bretanha e França, que devem ser afetados por um aumento anual das importações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, mostrou o estudo da Comissão Europeia.
No ano passado, a União Europeia e o Mercosul retomaram as conversações paralisadas desde 2004 com o objetivo de criar a maior zona de livre comércio do mundo, com 750 milhões de pessoas e comércio de bens e serviços da ordem de 84 bilhões de euros em 2010.
Os negociadores ainda têm esperança de chegar a um acordo até o final deste ano. Em qualquer acordo, é provável que a Europa abra seus mercados para as importações de produtos agrícolas da América do Sul em troca de maior acesso ao mercado de serviços e bens, como carros.