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Estratégia de Influência e o modus operandi: análise dos casos de JBS e Odebrecht

Autores: Rui Fernando Correia Ferreira, Felipe Fróes Couto e Bruno de Almeida Vilela

Abstract: O objetivo deste artigo foi analisar o modus operandi de estratégia de influência realizado pela JBS e Odebrecht para obter vantagem competitiva na relação com o Estado. Este trabalho propõe um avanço na compreensão teórica da estratégia de influência diferenciando-a do conceito genérico de não-mercado ao enfatizar o papel ativo e intencional das corporações em influenciar processos decisórios para benefícios regulatórios e legislativos ao demonstrar o modus operandi dos processos de contribuição de campanha, lobby, plataformas partidárias e corrupção. Foi utilizada a análise de conteúdo para analisar mais de 35 horas de vídeo com 27 executivos das respectivas empresas. O estudo revelou que as corporações JBS e Odebrecht desenvolveram métodos sofisticados de influência política para manipular decisões políticas e favorecer seus interesses comerciais. Foi possível, nesse sentido, identificar uma complexa teia de interações e influências que essas corporações exercem sobre a política e a governança.

Fonte: https://revistas.javeriana.edu.co/files-articulos/PaPo/29(2024)/6812641012/index.html