Erros de Lula e do PT devem jogar a eleição para o segundo turno
Além da perda de votos no Nordeste, dois fatos devem determinar o segundo turno nas eleições presidenciais: a eclosão do escândalo Tabajara e a não ida de Lula ao debate.
Ao contrário de muitos, acredito que Lula perdeu mais não indo. Minha lógica é a de que ele iria apanhar de qualquer jeito: indo ou não indo. Estando lá poderia responder as perguntas e se beneficiar do direito de resposta caso as agressões ultrapassassem os limites do razoável.
Lula teria respostas para muitas das acusações e poderia dizer, por exemplo, que Heloísa Helena foi expulsa do PT por que traiu as orientações do partido. Poderia, ainda, listar todos os escândalos e estórias mal contadas do governo tucano. E repissar que a Polícia Federal investigou como nunca no seu governo.
Enfim, mal assessorado, Lula ficou na defensiva e perdeu a oportunidade de estabelecer o benefício da dúvida, a seu favor, perante milhões de eleitores. O debate teve grande audiência e o impacto de sua ausência foi muito importante.
José Serra, que também tem uma situação de folgada liderança, não teve medo e foi ao debate
Na seqüência do escândalo Tabajara, a aparição da foto do dinheiro também foi importante para afetar a imagem de Lula. Talvez tenha chegado tarde de mais. Mesmo assim, causou impacto e, para piorar, as reações do comando da campanha de Lula foram ruins.
Marco Aurélio Garcia disse que o delegado que vazou as fotos para a imprensa queria f..*#* o PT, o que foi desmentido pelos jornalistas.
Mais do que uma atitude pessoal, o vazamento da foto revela o sentimento de muitos que se sentem manipulados pelo governo. Foi uma reação da corporação ao amordaçamento tentado pelo governo. O movimento de Berzoini de tentar impedir a divulgação das fotos na justiça eleitoral foi outra trapalhada. Pegou mal.
O trágico desastre do avião da Gol ocorrido no Pará na sexta-feira terminou amortecendo o impacto da exibição das fotos na imprensa. Sem o desastre, o estrago das fotos seria ainda maior.
Lula deve ainda agradecer as revistas semanais que não estamparam a foto do dinheiro nas capas com destaque. Sem o desastre e com as semanais colocando a grana na capa, centenas de milhares de votos iriam pelo ralo.