A Petroequador, estatal petrolífera equatoriana, revelou que em 2010 suas exportações cresceram mais de 7% em relação ao ano anterior. A informação foi revelada através de um comunicado da companhia.
Segundo a Petroeqcuador, em 2009, foi vendido um total de 94,3 milhões de barris de petróleo no mercado internacional. No ano passado, ele número aumentou para 101,5 milhões.
O aumento das vendas de petróleo no mercado internacional gerou lucros para o país de US$ 7,4 bilhões, valor que foi de US$ 5 bilhões em 2009.
Em 2010, a Petroecuador vendeu um total de 71,7 milhões de barris denominado “petróleo Oriente” e outros 20,1 milhões de “petróleo Napo”. A empresa estatal informou também que, no ano passado, vendeu 9,7 milhões de barril “Fuel Oil”.
O petróleo é o principal produto de exportação do Equador, cujos recursos financiam quase 25% do Orçamento.
Os recursos obtidos através da exportação de petróleo, além de serem muito importante para a economia equatoriana, são essenciais para o presidente Rafael Correa, que tem apostado em programas de distribuição de renda para os setores mais desfavorecidos com objetivo de consolidar sua popularidade junto a esse segmento.