Entrevista com o deputado Vicentinho (PT-SP) – 2
4 de dezembro de 2006
Entrevista com o deputado Vicentinho (PT-SP) – 4 (Fim)
4 de dezembro de 2006
Exibir tudo

Entrevista com o deputado Vicentinho (PT-SP) – 3

7. Mas ficou evidente que a Reforma Política é de difícil aprovação. Além dela, quais são as outras reformas que o Sr. defende e que deverão enfrentar dificuldade de aprovação e por quê?
Vicentinho: As reformas sindical e trabalhista. Na sindical porque têm muitos interesses de sindicalistas conservadores que têm uma grande influência aqui em Brasília. Afinal de contas, as sedes das grandes confederações estão localizadas aqui. E na reforma trabalhista porque terão muitos parlamentares que vão querer voltar com a tese da flexibilização, da retirada dos direitos dos trabalhadores. Então, quanto a isso, eu prevejo uma tempestade. Temos que estar preparados.


8. Apesar disso os desafios do presidente Lula não se resumem ao Congresso Nacional. Então quais serão os grandes desafios do presidente no Congresso e fora dele?
Vicentinho: O presidente Lula precisa resolver de uma vez por todas essa questão da organização dos servidores públicos. Não é possível os servidores continuarem nessa situação. Eu, que vim da indústria, ou seja, da iniciativa privada, imaginava que o Estado brasileiro, por ser o mais velho de todas as empresas, era tudo organizadinho. Mas aqui é uma bagunça: cada setor com uma realidade salarial e profissional É preciso que haja um contrato coletivo nacional. Acho que nesse caso o nosso presidente está devendo e chegou a hora de fazer isso. O outro grande desafio é a reforma agrária. Deve avançar mais do que já avançou. Foi importante, mas como tem a ver com a vida, com desenvolvimento econômico e com justiça social, é preciso que o presidente Lula se dê conta porque isso vai ajudar inclusive aos que moram nas cidades tanto para comprar produtos mais baratos, como para ter uma relação mais solidária. Outro desafio para o presidente Lula é a política industrial. É fundamental que o governo defina uma política para acabar com a guerra fiscal para assegurar um desenvolvimento equilibrado e sustentável.


9. E o problema da agricultura? Os estados do Sul, em especial o Rio Grande, estão sofrendo com o problema. O que o presidente Lula tem de fazer?
Vicentinho: Sentar com os agricultores, definir caminhos, metas, discutir preços e garantias que são importantes para o produtor rural e ajudar cada vez mais nos financiamento, que foi quadruplicado para a agricultura familiar. A agricultura como um todo tem de ser olhada porque uma coisa é o banco que lucra sem produzir; a outra coisa é a terra que lucra porque produz. E quando o lucro é conquistado através da relação da riqueza, esse lucro tem um caráter social.