Depois de um ano de guerra tarifária que derrubou os preços das passagens aéreas, as companhias se preparam para iniciar 2012 com bilhetes mais caros, para compensar as altas de custos enfrentadas pelo setor. Mas o movimento, deflagrado pelas maiores companhias, será feito com cautela para evitar que parte da nova classe média suma dos aviões. Atraída pelos preços, essa população inaugurou um novo nicho para o setor. Os aumentos das tarifas devem se concentrar em horários de pico e nas compras realizadas às vésperas dos voos. Com isso, o peso do aumento deve recair mais sobre o passageiro que voa a negócios. Esse público costuma viajar durante a semana, nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde, e dificilmente consegue planejar uma viagem muito tempo antes de embarcar. Isso não significa, porém, que os viajantes a turismo não terão de começar a planejar a viagem um pouco antes do que estão acostumados. "Vamos continuar oferecendo tarifas competitivas em comparação com os ônibus para quem compra com 60 dias de antecedência, 30 dias ou 21 dias", afirma Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol, empresa vice-líder no mercado doméstico. (O Estado de S.Paulo)