O Estadão Online acaba de publicar a seguinte matéria: ‘A disputa pela liderança da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados está dividindo os parlamentares e pode rachar a legenda num momento estratégico que antecede a escolha do candidato que irá disputar as eleições presidenciais de 2010.
Menos de dez dias depois de o governador José Serra (PSDB) ter acertado as arestas da legenda em São Paulo, com a escolha de Geraldo Alckmin (PSDB) para compor seu secretariado, os 57 deputados federais da sigla iniciam um novo embate, desta vez em Brasília. A briga se dá em torno da tentativa de mudança no estatuto interno para permitir a reeleição do atual líder, José Aníbal (SP), expediente vetado pelas atuais regras.
Os aliados de Aníbal informam ter as assinaturas necessárias para mudar o estatuto e manter o líder no cargo na eleição prevista para quarta-feira. Já os opositores, que representam cerca de 40% da bancada – dentre eles os que pleiteiam essa liderança, como os deputados Paulo Renato (SP), Emanuel Fernandes (SP), Gustavo Fruet (PR) e Zenaldo Coutinho (PA) -, alegam que não vão aceitar nenhuma mudança no estatuto e, se Aníbal for reconduzido, a bancada vai rachar’.