A instabilidade no mercado financeiro expressada pela queda da bolsa e elevação do dólar tem como uma das explicações a falta de confiança do mercado na política econômica do atual governo. Diante desse quadro, o jornalista Kennedy Alencar, da CBN, informou hoje que o ex-presidente Lula e o ex-ministro Antonio Palocci aconselham mudanças nessa política, caso a presidente Dilma Rousseff seja reeleita.
Em avaliação feita a Dilma, Lula e Palocci teriam dito que foram erros do governo que afastaram o apoio dos empresários do PT. E teriam defendido mudanças num eventual segundo mandato.
De acordo com o jornalista, paraLula e Palocci não basta apenas tomar decisões corretas para fazer ajustes. É preciso que essas decisões pareçam corretas. Para isso, é preciso recolocar no Ministério da Fazenda alguém que recuperasse a credibilidade da política econômica. Também entendem que o Banco Central deve ter menos interferência política.
No entendimento do PT, o baixo crescimento somado à alta da inflação são sinais que Dilma precisa mudar. Mesmo que a presidente defenda a atual gestão na economia, apesar de todas as críticas, é possível que haja mudanças na política econômica. Ainda que o desenvolvimentismo permaneça na agenda petista, o ingresso de alguém ligado a corrente ortodoxa com bom trânsito no mercado é fundamental para passar credibilidade e reduzir as turbulências.