A presidente Dilma Rousseff pode anunciar em breve mudanças na diplomacia brasileira, visto que o secretário-geral das Relações Exteriores, Ruy Nunes Pinto Nogueira, completará 70 anos em fevereiro de 2013. Para ocupar seu lugar, a preferência da presidente, ao que tudo indica, é por Maria Luiza Viotti, que, atualmente, é representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Sua formação na área de economia reforçaria a agenda econômica do governo, que deve ser privilegiada no planejamento da política externa.
Maria Luiza esteve entre as cotadas para assumir o comando do Ministério das Relações Exteriores. Dilma acabou optando por Antonio Patriota, mas não está satisfeita com seu desempenho à frente da pasta. Assim, a escolha de Maria Luiza Viotti para substituir Ruy Nogueira poderia, em futuro próximo, facilitar a troca de Patriota por ela.
Dilma também avalia uma indicação política para o Ministério das Relações Exteriores. Sabendo disso, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, teria mostrado interesse, o que não agradou à presidente. Isso porque ele trabalhou muito para conseguir trocar o Ministério da Ciência e Tecnologia pelo da Educação.
Com relação à senadora Marta Suplicy, está sendo avaliada para ser embaixadora do Brasil em Washington ou Paris. Hoje Marta ocupa a vice-presidência do Senado. Seria uma forma de prestigiá-la, depois que o ex-presidente Lula bancou a candidatura de Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo em detrimento das intenções de Marta.