As obras da transposição do São Francisco correm o risco de ter que passar por manutenção e reparos antes mesmo de os canais começarem a jorrar água no sertão nordestino por causa do descompasso entre as várias etapas do projeto, informa o Valor Econômico. O orçamento estimado para as obras da transposição também passam por revisão – e substancial. O governo acaba de reconhecer que o custo, inicialmente previsto em R$ 5 bilhões, poderá chegar a R$ 7 bilhões. O balanço mais recente, divulgado no fim de dezembro, aponta que, entre 2007 e 2010, foram investidos R$ 2,1 bilhões. Foram executadas 80% das obras dos lotes 1 e 2 do Eixo Norte (de um total de 8 lotes) e toda a extensão do Eixo Leste. Desde o início das obras, em 2007, o governo concentrou boa parte dos esforços na construção dos canais de acesso, os longos corredores de cimento que vão transportar a água, mas outras obras de maior complexidade, como a construção das estações de bombeamento, não obedeceram o mesmo ritmo. Essa situação gerou um descompasso entre os diferentes tipos de estruturas que vão apoiar a transposição.