O Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) tenta apresentar emenda ao PLS 72 /2006 . O projeto, do senador Arthur Virgilio (PSDB- AM), dispõe sobre a nomeação e a demissão do Presidente do Banco Central e demais membros da diretoria.
Cristovam quer propor que o BC tenha autonomia e que seu presidente tenha mandato fixo e que este mandato seja ordenado cronologicamente para que termine sempre um ano após as eleições presidenciais, criando assim a situação de que qualquer novo presidente tenha de conviver, pelo menos, um ano com um presidente do Banco com autonomia e não nomeado pelo recém eleito.
Cristovam não é membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aonde se encontra o PLS. Portanto, regimentalmente não pode apresentar emendas. Tenta apresentar então via colegas.
O senador Osmar Dias (PR), seu parceiro do PDT e suplente da CCJ, fez cara de paisagem quando soube das intenções do seu colega de partido. Se não der certo, Cristovam tentará apresentar uma emenda de plenário quando o projeto chegar por lá.