O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, designou o ex-ministro da Defesa, Juan Carlos Esguerra, como titular do restabelecido Ministério da Justiça.
Esguerra entrará como interino assim que o novo escritório estiver pronto, declarou Santos ao anunciar o primeiro titular da nova etapa da pasta, que foi extinta há oito anos após sua fusão no Ministério do Interior e de Justiça.
O mandatário colombiano explicou que seu governo avança na criação do novo Ministério da Justiça, e que esta tarefa inclui escutar as opiniões das altas cortes e agora, também, a de Esguerra, que vai ter voz e voto.
Além de titular da Defesa no governo do ex-presidente Ernesto Samper (1994-1998), Esguerra foi, entre outros cargos, embaixador de seu país em Washington. Além disso, foi membro da Assembleia Constituinte que promulgou em 1991 a atual Constituição do país.
A pasta de Justiça foi eliminada pelo então presidente álvaro Uribe (2002-2010), que a fundiu com a de Interior, dentro de uma reforma que incluiu a união dos ministérios da Saúde e do Trabalho no atual Ministério da Proteção Social, e dos de Meio Ambiente e Desenvolvimento no de Meio Ambiente, Moradia e Desenvolvimento Territorial, que Santos também pretende reverter.