A organização não-governamental Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), liderada pela ex-senadora Piedad Córdoba, fez hoje "um chamado ético" aos grupos guerrilheiros Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e Exército de Libertação Nacional (ELN).
Segundo a Agência Ansa, a CCP pediu, através de um comunicado, que os chefes destas organizações respeitem o direito humanitário internacional após operações violentas terem sido registradas recentemente em diversas partes do país e provocarem a morte de civis.
O grupo ainda exigiu que seja mantida uma "troca de correspondência" com as Farc e o ELN para atender as "demandas" do país, não somente sobre o conflito armado, mas também sobre a busca de um eventual processo de paz.
O escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos na Colômbia já tinha feito um chamado, no começo de junho, para que os grupos guerrilheiros em atividade no país respeitassem os direitos humanos após "graves infrações" registradas desde fevereiro.