Pesquisa feita com mil pessoas de 70 cidades pela Fecomercio RJ/Ipsos sobre os Hábitos do Consumidor Brasileiro mostra que a classe C segue disposta a gastar e muito esse ano, na comparação com o ano de 2011. O que os mais de 40 milhões de consumidores dessa categoria colocaram como prioridade, quando ouvidos pela pesquisa, foram a reforma da casa, compra de um imóvel próprio e de um carro. No ano passado, os brasileiros da chamada nova classe média confirmaram sua disposição para consumir 15% mais em relação a 2010, enquanto neste ano a proporção chegou a 24%. Entre as classes AB e DE, informa a pesquisa, também houve avanço nesta parcela – de 25% para 29% e de 13% para 15%, respectivamente. Para o economista da Fecomércio RJ, Christian Travassos, a opção da classe C de reformar a casa está ligada à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de linhas de financiamentos para material de construção com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). (Brasil Econômico)