O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, candidato à reeleição pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), tem 61,45% das intenções de voto contra 38,55% de Henrique Capriles, da Mesa Unidade Democrática (MUD), uma margem de 22,9 pontos percentuais, em um cenário polarizado de disputa e considerando apenas os votos válidos, revelou a pesquisa publicada pelo instituto Hinterlaces.
Segundo o levantamento, realizado entre os dias 28 de julho e 5 de agosto com base em 1,5 mil entrevistas feitas em todo o país, seis em cada dez venezuelanos consideram que Chávez ganhará as eleições presidenciais, enquanto quatro apostam em Capriles.
O estudo ainda detalha que incluindo todos os eleitores, Chávez obtém 48% das intenções, frente a 30% de Capriles, uma vantagem de 18 pontos percentuais para o atual presidente.
De acordo com o instituto, "boa parte do país parece que já decidiu em que vai votar e isso se manifesta na estabilidade das candidaturas, salvo que haja mudança em nesse um mês e meio, o que pode ocorrer é uma diminuição na vantagem de Chávez".