Chance de ouro no diálogo Lula X Bush
5 de março de 2007
A imprensa e o clima político
6 de março de 2007
Exibir tudo

Chance de ouro no diálogo Lula X Bush

Murillo de Aragão


Itamaraty e Palácio do Planalto fazem a maior aposta da política externa do governo Lula no encontro que o presidente Lula terá com seu colega americano George Bush, na próxima quinta-feira (8/03), em São Paulo, e que terá seqüência no dia 31, em Washington.



A cinco dias de sua realização, o diálogo já se transformou num grande êxito de mídia aqui e nos Estados Unidos. Lula e Bush buscam uma parceria capaz de resolver de uma tacada problemas energéticos e estratégicos.



O Brasil sonha transformar-se numa espécie de Arábia Saudita do álcool graças à tecnologia que domina (etanol) e aos capitais americanos; os Estados Unidos querem aproveitar a oportunidade para neutralizar a liderança do arquiinimigo Hugo Chávez na América Latina e atingir a audaciosa meta de reduzir em 20% sua dependência do petróleo.



São metas realistas, mas dependem de grande habilidade política e sucesso empresarial para serem atingidas. O fato é que pela primeira vez, nas últimas três décadas, os dois países estão próximos de um diálogo que poderá render para ambos mais do que fotos, declarações e mesuras diplomáticas.