A eleição para o Senado no Rio Grande do Sul (RS) promete ser bastante equilibrada. Até recentemente, o jornalista Lasier Martins (PDT) estava em vantagem diante da falta de outros candidatos competitivos. No entanto, a entrada do deputado federal Beto Albuquerque (PSB) e do ex-governador Olívio Dutra (PT) na competição embaralharam as peças no tabuleiro. O PSDB também deve ter candidato. Entre os cotados estão o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e o ex-vice-governador do RS Vicente Bogo (PSDB).
Lasier será candidato na chapa do deputado federal Vieira da Cunha (PDT), pré-candidato a governador. Beto disputará o Senado na coligação encabeçada pelo ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori (PMDB). Olívio será o representante na chapa do governador e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT). E o PSDB, por sua vez, fará parte da coligação da senadora e candidata a governadora, Ana Amélia Lemos (PP).
Lasier Martins começa a disputa com uma ligeira vantagem por estar trabalhando na pré-campanha há mais tempo. Porém, Beto Albuquerque também é um forte candidato, assim como Olívio Dutra, o que torna a eleição ao Senado no RS de difícil prognóstico.