Uma pesquisa realizada pelo Instituto Focos/Arko Advice revela que 85,8% da população do Distrito Federal acreditam que a escolha de administrador regional deve ocorrer por meio de eleição.
Ainda segundo o estudo, 11,6% afirmaram que o sistema atual, no qual o administrador é escolhido pelo governador, deve ser preservado. Segundo o levantamento, foram ouvidas 580 pessoas de todas as regiões administrativas entre os dias 12 e 14 de dezembro.
O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comentou o resultado da pesquisa e concorda com a maioria dos entrevistados. Ele afirma que vai lutar para realizar a vontade da sociedade. “Com a minha experiência política, havia percebido esse anseio da população. Tanto que apresentei uma proposta de emenda à Constituição solicitando a implementação de eleições”, destacou.
Segundo o deputado, a iniciativa vai aumentar o poder participativo da sociedade brasiliense. “Eu considero absolutamente procedente fazer com que a população participe do processo decisório”, disse.
Rollemberg detalha o que pretende fazer para que a regra passe a valer o mais rápido possível. Ele reconhece a complexidade do tema, mas vai promover debates com a sociedade civil, com lideranças comunitárias e com a população, aperfeiçoando assim o projeto.
“Quando a proposta estiver completamente amadurecida, levaremos o debate para a Câmara dos Deputados”, afirmou.
Perguntado sobre o cenário para as eleições para o governo do DF em 2010, Rollemberg limitou-se a comentar que José Roberto Arruda é um nome natural.
“Estou com a missão difícil de liderar a bancada do PSB (na Câmara). Vou cumprir a minha função e posteriormente decidir que caminho tomar para 2010”, destacou o deputado, provável candidato do seu partido ao cargo.