Cerco à farra das concessões de rádio e TV
11 de novembro de 2006
Rescaldo político da semana
11 de novembro de 2006
Exibir tudo

Brasil e Peru firmam acordos de cooperação

Os presidentes do Peru e do Brasil, Alan García e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, firmaram 13 acordos de cooperação ao término da reunião que mantiveram na sede presidencial em Brasília. Os pactos abrangem as áreas social, de energia, da saúde, da educação, de biotecnologia, da ciência e tecnologia e da defesa.


O presidente Lula prometeu mais investimentos brasileiros no mercado peruano, em setores como o de energia, de mineração e da construção.


O Presidente peruano pediu a Lula que exerça uma liderança na América do Sul, construa estradas, portos e aeroportos no Peru para que a Brasil converta a nação andina no principal entreposto do crescente e volumoso comércio brasileiro com a Ásia.


Ambos os presidentes, firmaram 12 acordos de cooperação, incluindo um no âmbito da defesa que permitirá ao Peru ingressar, no prazo de dois anos, ao sistema brasileiro de vigilância amazônica (Sivam).


Os novos acordos se somam a outro recentemente firmado entre as empresas estatais de petróleo dos dois países, Petrobras e PetroPerú, para o desenvolvimento de projetos conjuntos na área de energia.


Os entendimentos com o Peru visam criar alianças que contrabalançem as ações de hegemonia praticadas pela Venezuela no continente. Hugo Chávez é declarado inimigo de Alan Garcia, a quem chamou de “batedor de carteiras”.


(A)Equipe Arko America Latina  Thiago de Aragão, Marcelo Suano, Adler Ribeiro e Murillo de Aragão