Dilma diz que há ‘confusão’ no debate sobre sigilo de documentos
18 de junho de 2011
José Dirceu defende revisão da Lei da Anistia
18 de junho de 2011
Exibir tudo

Bolívia legaliza carros roubados e estimula tráfico de drogas

O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, condenou nesta quinta-feira (16), em pronunciamento na Câmara dos Deputados, a decisão do governo Evo Morales de ‘legalizar’ veículos roubados no Brasil e levados para a Bolívia.
O deputado classificou de “descalabro” a regularização de automóveis ilegais, autorizada pelo governo boliviano no último dia (8). Segundo ato do presidente Evo Morales, qualquer veículo que tenha sido roubado no Brasil e esteja circulando na Bolívia, pode se tornar legal mediante o pagamento de uma taxa, que varia entre US$ 2 mil e US$ 3 mil.
De acordo com a Federação Nacional das Empresas de Segurança Privados (Fenaseg), dos 377.250 carros roubados na Brasil, 53% não foram recuperados. O principal destino dos automóveis furtados são os desmanches, ou países como o Paraguai e a Bolívia. 
A decisão do governo boliviano é um estímulo adicional ao roubo de carros n Brasil e a sua troca por drogas na Bolívia já que , mediante pagamento, o carro será legalizado sem problemas. Ao legalizar parte da cadeia criminosa, Morales está estimulando o crime no Brasil.