O presidente da Bolívia, Evo Morales, ratificou em seus cargos 17 ministros e mudou três, entre eles o titular de Hidrocarbonetos e Energia, mas manteve a paridade de gênero na composição do gabinete para iniciar o sexto ano de seu governo.
Segundo a agência Efe, os novos membros do gabinete são José Luis Gutiérrez, no Ministério de Hidrocarbonetos e Energia, Ana Teresa Morales Olivera, no de Desenvolvimento Produtivo, e Julieta Monje Villa, no de Meio Ambiente e água.
Os ministros mantidos são os de Relações Exteriores: David Choquehuanca; Presidência, Oscar Coca; Economia e Finanças, Luis Arce; Defesa, Rubén Saavedra; Governo, Sacha Llorenti; Obras Públicas, Walter Delgadillo; Mineração, José Pimentel; Autonomias, Carlos Romero, e Educação, Roberto Aguilar.
As ministras ratificadas em seus cargos são as do Trabalho, Carmen Trujillo; Saúde, Nila Heredia; Justiça, Nilda Copa; Desenvolvimento Rural, Nemesia Achacollo; Transparência e Combate à Corrupção, Nardy Suxo; e Cultura, Zulma Yugar. Também continuam em seus cargos a ministra da Defesa Legal do Estado, Elizabeth Arismendi e a de Planejamento, Elba Caro.
O presidente agradeceu a cooperação dos ministros Luis Fernando Vincenti, que esteve à frente da pasta de Hidrocarbonetos e Energia; Antonia Rodríguez, que dirigiu o Desenvolvimento Produtivo; e María Esther Udaeta, do Meio Ambiente e água.
Fonte: Efe