O presidente de Bolívia, Evo Morales, destacou que a nacionalização dos recursos naturais desde 2006 permitiu dignificar à nação sul-americana.
Segundo a Prensa Latina, em um ato no município de Mocomoco (altiplano de La Paz) onde inaugurou o sistema de eletrificação, Morales assinalou que desde o início de seu gerenciamento o Estado recuperou milionários rendimentos pela exploração de petróleo, gás natural e minerais, entre outras matérias primas.
Durante a velada, na que entregou recursos a produtores agropecuários , o dignitário precisou que se antes 82% dos ganhos dos energéticos iam às transnacionais e a potências estrangeiras, desde maio de 2006 se consegue reverter essa situação e os rendimentos pertencem a setores historicamente marginados.
Morales assinalou que entre esses benefícios estão as ajudas econômicas que se distribuem entre grávidas, escolares e idosos, algo inédito na história nacional.
Assim mesmo recordou que a Bolívia tem atualmente maior quantidade de reservas internacionais e seus governantes, graças à estabilidade e crescimento da economia, não têm que ir aos EUA ou a Europa a pedir dinheiro para pagar salários.