O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está promovendo novas alterações nas condições dos financiamentos a máquinas e equipamentos. Foram ampliados os prazos e reduzidas as taxas de juros do Programa de Sustentação do Investimento (BNDES PSI).
As medidas foram anunciadas nesta segunda-feira, 21, em Brasília, pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (MDIC) e pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
O Programa BNDES PSI, que financia a aquisição de bens de capital, teve suas taxas reduzidas e unificadas em 5,5% ao ano, oferecendo, dessa forma, condições de financiamentos equiparadas para todos os portes de empresas.
Também tiveram redução significativa as taxas de juros para aquisição de ônibus e caminhões, de 7,7% ao ano para 5,5% ao ano. Da mesma forma, os financiamentos do BNDES Proengenharia, destinado ao desenvolvimento da engenharia nacional, passam para 5,5% ao ano (eram de 6,5% ao ano).
As novas taxas de juros do BNDES PSI e do BNDES Proengenharia serão válidas até 31 de agosto de 2012. Depois disso, voltarão às condições financeiras anteriores.
O Programa BNDES PSI melhorou também as condições do financiamento à exportação, modalidade pré-embarque, a grandes empresas. Para estas, a taxa de juros foi reduzida em um ponto percentual, de 9% ao ano para 8% ao ano. Para as micro, pequenas e médias empresas, a taxa foi mantida em 7% ao ano.
O Programa BNDES Procaminhoneiro, que financia veículos para o caminhoneiro autônomo, teve seu prazo ampliado de até 96 meses para até 120 meses. A taxa de juros do programa permanece em 5,5% ao ano.
Com esse novo elenco de medidas, o Governo Federal visa estimular o investimento, garantindo maior competitividade aos setores produtivos.
Foto: Valter Campanato/ABr