O Banco do Brasil, a maior instituição financeira da América Latina, planeja abrir seu primeiro escritório de representação na Colômbia no início de 2012, no marco de uma estratégia de internacionalização através da aquisição de bancos comerciais na região.
Segundo a agência Efe, o anúncio foi feito aos jornalistas pelo vice-presidente do Banco do Brasil, Allan Toledo, após participar do primeiro Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, realizado em Bogotá.
O objetivo do escritório é "fomentar os negócios de Brasil e Colômbia, apoiar a internacionalização das empresas brasileiras que se instalam aqui (no país andino) e começar a trabalhar os interesses da Colômbia no Brasil e vice-versa", precisou Toledo.
No entanto, Toledo disse que o Banco do Brasil se encontra imerso em um "novo processo de internacionalização através de aquisições".
A maior entidade financeira da América Latina procura um "perfil de bancos que tenham uma atuação completa e comercial, que figurem entre o quinto e o décimo banco do país em patrimônio", explicou. O Banco do Brasil adquiriu em abril o capital total do banco americano EuroBank por US$ 6 milhões, enquanto no mesmo mês de 2010 comprou 51% do argentino Banco Patagonia, uma participação que elevou até 75% em novembro do mesmo ano.