Agnelo e Perillo vão depor na CPMI
30 de maio de 2012
Venda do Santander no Brasil fica para depois
31 de maio de 2012
Exibir tudo

Aumento de investimento para aquecer economia

Depois de terem iniciado o ano em queda, os investimentos federais retomaram o ritmo de crescimento em abril. Segundo dados divulgados hoje (30) pelo Tesouro Nacional, esses gastos – que englobam obras públicas e o Programa Minha Casa, Minha Vida – somaram R$ 21,1 bilhões nos quatro primeiros meses do ano, 28,9% a mais que os R$ 16,4 bilhões desembolsados no primeiro quadrimestre de 2011.
Os números constam do resultado fiscal do Governo Central (Tesouro, Previdência Social e Banco Central) para o mês de abril e mostram que os investimentos voltaram a crescer em relação aos primeiros meses do ano. Em janeiro, os gastos com investimentos tinham caído 1% em relação a janeiro do ano passado. Em fevereiro, veio a recuperação. O crescimento acumulado do bimestre já somava 3,3% na comparação com o primeiro bimestre de 2011. De janeiro a março, os investimentos dispararam e registraram alta acumulada de 23,5%.
 
Olhando o investimento em conjunto com outras iniciativas e a queda da taxa de juros, o Brasil deverá encerrar o ano em ritmo acelerado de crescimento ainda que os 4% de crescimento do PIB ao final de 2012 possa não ser obtido.