As vendas do comércio varejista aumentaram 1,2% entre fevereiro e março, feito o ajuste sazonal, registrando forte aceleração frente o avanço de 0,3% verificado entre janeiro e fevereiro. Quando considerado o varejo ampliado, que leva em conta os setores de veículos e materiais de construção, a velocidade foi ainda maior – avanço de 1,7% entre fevereiro e março, muito superior à queda de 0,6% entre janeiro e fevereiro, também com ajuste sazonal. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foi divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março de 2010, quando o varejo vivia seu "auge", uma vez que os incentivos fiscais de combate à crise venciam naquele mês, o volume de vendas foi 4,1% maior em março deste ano. No ano, o varejo acumula alta de 6,9% no volume de vendas e, nos últimos 12 meses, de 9,5%. Na PMC ampliada, por incluir o setor automobilístico (que contava com incentivos em 2010), o quadro é um pouco diferente – queda de 2,5% em março, na comparação com igual período do ano passado. (Valor Econômico)