Chinaglia tem alguma chance de vencer no primeiro turno
31 de janeiro de 2007
Segundo turno ameaça favoritismo
1 de fevereiro de 2007
Exibir tudo

Arlindo Chinaglia amanhece como favorito

De acordo com as contas da coordenação da campanha de Arlindo Chinaglia à presidência da Câmara, ele teria cerca de 270 votos. O número pode estar inflado para demonstrar que Chinaglia vai matar a disputa no primeiro turno. É uma estratégia.


Porém, nossas avaliações indicam que o apoio firme a Chinaglia estaria em torno de 230 votos, numero que, somado a votos potencialmente majoritários que pode receber em universo de 80 deputados indecisos, poderia assegurar-lhe a vitória ainda em primeiro turno. É importante ressaltar que para vencer em primeiro turno o candidato precisa ter o apoio da maioria absoluta da Casa (257 votos) ou mais votos que a soma dos demais candidatos.


O fato é que Arlindo Chinaglia é o favorito. Beneficia-se da solidez da aliança de centro-direita que apóia o seu nome. Tanto que o PSB e o PC do B acusam o PT de desprezar a esquerda para se aliar com o partido mais fisiológico e clientelista que existe no Parlamento.


Dois outros fatores o beneficiam: o PMDB está firme no apoio ao PT e o baixo-clero está desmobilizado e dividido entre ele e Aldo Rebelo. No total, oito partidos integram o bloco de apoio a Chinaglia: PT, PMDB, PTB, PR, PP, entre outros menos expressivos.