A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é a favorita nas eleições presidenciais de outubro deste ano, apontou uma enquete publicada ontem.
Segundo a agência Efe, o mandatária argentina atingiu uma popularidade de 60% e 43,3% das intenções de voto, com mais de 30 pontos de vantagem sobre qualquer rival, afirma a pesquisa do Centro de Estudos de Opinião Pública (CEOP).
Como principal rival eleitoral aparece o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, líder do Proposta Republicana (PRO) que recebeu 11,8% das intenções de voto.
Com estes níveis de adesão popular, Cristina conquistaria a reeleição no primeiro turno no pleito marcado para 16 de outubro, quando também serão escolhidos o Parlamento e as legislaturas provinciais e municipais, entre outros cargos.
Atrás da presidente e de Macri, aparece o deputado Ricardo Alfonsín, filho do falecido ex-presidente Raúl Alfonsín, da União Cívica Radical (UCR), segunda força parlamentar, com uma adesão de 10,4% dos votos.
O vice-presidente argentino, Julio Cobos, na oposição desde março de 2008, fica em quarto lugar com 7,8% das intenções de voto.
Fonte: EFE