ARGENTINA: Alfonsín é proclamado candidato a presidente
11 de abril de 2011
VENEZUELA: BC diz que economia pode crescer o dobro do projetado
11 de abril de 2011
Exibir tudo

ARGENTINA: Candidatura de Duhalde ganha força

O ex-presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, venceu Alberto Rodríguez Saá na capital durante a primeita etapa das eleições internas do Peronismo Federal, dando um passo importante para a construção de sua candidatura a Casa Rosada na disputa eleitoral deste ano.

Duhalde, que governou a Argentina de janeiro de 2002 a março de 2003, obteve 50,37% dos votos contra 49,63% de Rodríguez Saá, governador da província de San Luis. Mais de 33 mil eleitores votaram no pleito.

Estas são as primeiras de uma série de prévias do Peronismo Federal, o setor do Partido Justicialista (PJ) que se opõe ao governo Cristina Kirchner.

O calendário previsto inclui eleição entre esses dois candidatos em outras sete seções eleitorais do país, a última delas no dia 29 de maio, na província de Buenos Aires, principal bastião peronista.

O ganhador dessas eleições se apresentará como candidato a presidente do Peronismo Federal nas primárias abertas, obrigatórias e simultâneas para os partidos políticos, convocadas para o dia 14 de agosto.