Aprovação do PLC 79 foi acertada, afirma Murillo de Aragão
12 de setembro de 2019
Filhos do Telegram
13 de setembro de 2019
Exibir tudo

Aprovação do PLC 79 foi acertada, afirma Murillo de Aragão

Na opinião do presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Murillo de Aragão, a decisão do Senado em aprovar o PLC 79, que reestrutura as telecomunicações no Brasil, na linha do que o Conselho recomendou, foi a decisão acertada para modernizar a telefonia celular e a banda larga, bem como os demais serviços correlatos às telecomunicações no Brasil.

O efeito da aprovação será imediatamente sentido no mercado e provavelmente irá demandar um interesse de investidores na expansão das telecomunicações no Brasil.

Agora, também é importante considerar que a implementação das disposições do PLC 79 demorarão entre seis meses e um ano para serem completadas. Ou seja, não é automática a implementação das disposições do PLC 79 frente à complexidade da Lei, até mesmo porque o Tribunal de Contas da União (TCU) terá que avaliar o valor dos bens reversíveis que irão se incorporar ao patrimônio dessas empresas e como serão feitas as renovações daqui em diante.

Um aspecto de impacto imediato é na atração de investimentos para a infraestrutura de telecomunicações. Com o PLC, o Brasil passa a ter uma legislação que protege e estimula o investimento de longo prazo, bem como soluciona gargalos no acesso popular a dados. Os investimentos em banda larga terão vertentes aplicáveis na educação, saúde e no melhoramento da gestão pública. O PLC não fará milagres, mas possibilita uma matriz moderna e atraente de melhorias.