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Alta do preço da matéria-prima prejudica desenvolvimento de jóias

Composta por 95% de empresas de micro e pequeno porte, a indústria de jóias brasileira apresenta crescimento, "dentro do quadro econômico positivo que a gente está vivendo", apesar da crise internacional, disse a diretora executiva da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio), ângela Andrade. O setor nacional de jóias é responsável pela geração de 300 mil empregos no país, incluindo os segmentos de garimpo e lapidação. No total, cerca de 12 mil empresas operam no Brasil. A situação não é diferente no estado do Rio, onde 250 empresas são vinculadas à Ajorio, gerando 25 mil empregos. O setor joalheiro fluminense conta com mil pontos de vendas formalizados no estado e mostra um faturamento estimado em R$ 1,4 bilhão anuais. O crescimento das vendas foi de 10% ao ano, em média, nos dois últimos anos. A projeção de expansão para 2012 foi revista para 5% entretanto, em função da expectativa de desdobramentos da crise econômica internacional no Brasil e da elevação do preço da principal matéria-prima, o ouro, na última década, que encareceu o produto final. (Agência Brasil)