Os Governos da Costa Rica e Nicarágua acordaram continuar o diálogo através da mediação do México e da Guatemala para solucionar seu conflito limítrofe, ao concluir os primeiros contatos na cidade mexicana de Cuernavaca.
Segundo a agência Efe, os quatro países emitiram um comunicado conjunto sobre a primeira reunião do denominado "Exercício de Facilitação da Guatemala e México com Costa Rica e Nicarágua".
Neste primeiro contato, os mediadores mantiveram "um diálogo amplo, franco e amistoso com cada uma das delegações, separadamente", assinalou o texto conjunto.
Costa Rica e Nicarágua acordaram que "o exercício de Facilitação pode prosseguir sob um esquema flexível de reuniões periódicas".
As nações também acordaram que "adicionalmente a futuras convocações, o acompanhamento de Guatemala e México pode adotar a modalidade de visitas de seus chanceleres ou de seus representantes a San José e Manágua".
Por fim, os países ressaltaram que "o Exercício de Facilitação constitui um mecanismo político valioso junto ao processo que Costa Rica e Nicarágua seguem atualmente na Corte Internacional de Justiça, e a instrumentação de suas eventuais decisões".
Fonte: Efe