Em decorrência da formação de uma imensa nuvem de cinzas expelida pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, os aeroportos da Europa estão fechados e o vôos suspensos.
O primeiro aeroporto afetado foi o de Heathrow, o maior do Reino Unido. Por conta do fechamento, a aeronave da TAM que deveria ter chegado hoje em Londres foi desviada para Madrid e aguarda a reabertura do aeroporto inglês.De acordo com a TAM, o voo que sairia às 00h04 desta sexta-feira (16) de Guarulhos (SP) com destino a Londres será cancelado, para evitar o pouso em outro país.
Há pouco, a Air France, confirmou que também cancelou voos do Brasil com destino a Paris. A British Airways cancelou todos os voos até a manhã de sexta-feira (16).
Fontes do Eurocontrol, autoridade que controla os vôos na Europa, os aeroportos podem continuar fechados por mais 48 horas e que o vôos somente devem ser normalizados a partir de domingo.
Thiago de Aragão, analista da Arko Advice, e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB/PE) são alguns dos brasileiros retidos em Londres por conta da suspensão dos vôos. Eles foram informados que não deveriam ir para o aeroporto por conta da impossibilidade de voar para o Brasil.