Começa hoje, às 20h30, a série de entrevista dos presidenciáveis ao Jornal Nacional com Aécio Neves (PSDB), falando para uma audiência de 36 milhões de telespectadores, a maior da TV. Cada entrevistado terá 12 minutos de exposição na semana que antecede o início da propaganda eleitoral. Amanhã será a vez de Eduardo Campos (PSB). Na quinta (14), o convidado é o Pastor Everaldo (PSC). Os três estarão na bancada do “JN”, ao lado dos apresentadores William Bonner e Patrícia Poeta. Candidata à reeleição, Dilma Rousseff será entrevistada ao vivo na quarta (13), em Brasília, no Planalto.
As entrevistas do “JN” marcam o efetivo início da campanha eleitoral em virtude do grande alcance da audiência, muito importante para tornar o candidato mais conhecido pelos eleitores. Pouco depois da série de entrevistas, os institutos costumam ir a campo para pesquisas que costumam revelar tendência mais fiel, em virtude de maior popularidade dos presidenciáveis, principalmente estreantes como Aécio, Eduardo Campos e pastor Everaldo.
Além da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, a partir de 19 de agosto, os principais candidatos à Presidência da República terão pelo menos 14 oportunidades para detalhar suas propostas para o eleitor. Além das entrevistas, participarão de debates no primeiro e num eventual segundo turno. Os debates promovidos pelas TVs abertas são os que contam com maior audiência e que mais repercutem entre o eleitorado. O primeiro será realizado pela TV Bandeirantes no próximo dia 21. Ainda em agosto, no dia 31, será a vez da Rede TV. O SBT fará o seu no dia 1o de setembro. O último deles, como de costume, caberá à TV Globo, maior rede de emissoras do país, no dia 2 de outubro, a apenas três dias da eleição.