Um mesmo negócio para vários donos. As franquias nasceram nos Estados Unidos e espalharam-se com sucesso pelo Brasil, mas em Minas a criação de redes a partir de comércios nascidos dentro do estado ainda não decolou, como acontece no Rio de Janeiro, São Paulo e no Sul do país. Com participação no segmento inferior a 6%, cerca de 80% das franquias abertas em terras mineiras são importadas de outros estados ou até mesmo do exterior. Apostando no potencial para decolar no segmento, o Sebrae vai intensificar as consultorias para as micro e pequenas empresas mineiras com objetivo de alavancar a criação de franquias feitas em Minas, do tradicional pão de queijo ao setor de serviços. A intenção é aproveitar a expansão da indústria de shopping centers, que cresce em todo o país. Como o modelo comercial das franquias tem boas chances de sucesso, o negócio é bem aceito pelos centros de compras. Em São Paulo, o setor faturou no ano passado próximo a R$ 46 bilhões. Em Minas o faturamento atingiu R$ 3 bilhões. "A falta de informação pode gerar medo ou insegurança de investir no negócio", diz a analista do Sebrae, Alessandra Simões. (Estado de Minas)