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A TV não ajuda os candidatos

Propaganda eleitoral na TV
Começam a sair os detalhes da pesquisa Datafolha que mostrou o avanço de Marina para 34%, empatada com a presidente Dilma. Praticamente metade do eleitorado (46%) afirma ter “nenhum interesse” pelos programas. Outros 33% dizem que têm “um pouco” de interesse. Muito interessados mesmo, só 20%. Significa que o candidato que depender da TV para vencer está com mais um problema. Influenciada pela onda de protestos de junho de 2013, a eleição deste ano parece ter como canais de divulgação carisma, emoção, mensagem. A pesquisa mostra ainda que a propaganda de TV pode não ser um bom instrumento para tentar sensibilizar o eleitor hoje indeciso ou disposto a votar nulo ou em branco. Entre os que não sabem em quem votar, 60% não manifestam interesse algum pelo horário eleitoral. No grupo dos que optam pelo voto nulo ou em branco, a taxa é de 84%. O Datafolha também perguntou aos eleitores se eles julgam o horário eleitoral gratuito importante na decisão do voto. Para 34%, é “muito importante”. Para 29%, “um pouco importante”. O maior grupo, 36%, respondeu “nada importante”.