Segundo aliados de Marina Silva, o anúncio do apoio a Aécio Neves depende apenas do PSDB concordar com algumas propostas do programa do PSB. Recebendo a mensagem de que os pontos foram incorporados por Aécio, Marina anunciará o seu apoio.
Os principais são: 1) Reforma Política com “urgente fim da reeleição, a adoção do mandato de cinco anos e da candidatura independente, e o fortalecimento dos plebiscitos, referendos e consultas à sociedade”; 2) Visão mais abrangente do desenvolvimento, considerado não apenas como crescimento econômico, mas como igualdade de oportunidades para todos, melhoria na distribuição de riqueza e renda, ampliação do bem-estar da população, respeito à sustentabilidade ambiental e condições de uma vida mais livre e digna; 3) Prioridade para a educação integral na educação básica; 4) Revisão do Fator Previdenciário; 5) Implementação gradual, ao longo de quatro anos, da proposta do projeto de lei de iniciativa popular de vincular 10% da Receita Corrente Bruta da União ao financiamento das ações de saúde.
Aécio disse que a decisão sobre o apoio à sua candidatura cabe à ex-ministra. “O programa de governo é uma obra em permanente construção”, afirmou ele, em entrevista coletiva no comitê tucano no Rio. “Vamos aguardar com serenidade a decisão que a candidata Marina achar mais adequada”, disse o tucano. “Apoios são bem-vindos, mas são decisões que não posso tomar. Há convergência dos temas defendidos pela candidata Marina com as nossas propostas, mas a decisão cabe a ela”, afirmou.