Uma crise que vai demorar
17 de novembro de 2014
O escândalo engessa a política e a economia
18 de novembro de 2014
Exibir tudo

A batalha dos requerimentos da CPMPI da Petrobras


Governo e oposição devem travar hoje à tarde na CPI Mista da Petrobras um debate encarniçado sobre desdobramentos da Operação Lava Jato, que prendeu no final de semana 23 pessoas, entre elas executivos e funcionários de nove grandes empreiteiras que mantêm contratos com a Petrobras.
Ontem, senadores da oposição cobraram da CPI que ela se aprofunde nas investigações e convoque para depor figuras que possam ajudar a elucidar as denúncias de irregularidades. O Aloysio Nunes Ferreira, líder do PSDB, disse que a base governista não terá condições políticas de barrar as convocações de Leonardo Meireles (sócio do laboratório Labogen, suspeito de lavagem de dinheiro), Sérgio Machado (presidente licenciado da Transpetro) e Renato Duque (ex-diretor de Serviços da Petrobrás), que está preso.
Na pauta, com 408 itens, há requerimentos de convocação de agentes políticos e de pessoas investigadas pela Operação Lava Jato. O objetivo da oposição é atingir o coração do governo, enfraquecido pelas denúncias de envolvimento de agentes públicos e de operadores do PT, que temem a prisão, a exemplo de João Vaccari Neto, tesoureiro do partido, Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras, e Sérgio Machado.