Os concessionários dos três primeiros aeroportos brasileiros a serem passados à gestão privada – Guarulhos (São Paulo), Brasília e Viracopos (Campinas) – terão que cumprir metas para atender à demanda da Copa de 2014. Em 18 meses, a contar da assinatura dos contratos de concessão, os investidores terão que aplicar, ao todo, cerca de R$4,470 bilhões para aumentar a capacidade dos terminais de passageiros, do pátio e da pista de manobra de aeronaves e do estacionamento de veículos – quase 50% a mais do que os cerca de R$3 bilhões previstos para os três terminais até 2014 pela Infraero. O não cumprimento do prazo de entrega da expansão da infraestrutura dos aeroportos resultará em multa de R$150 milhões por empresa, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As obrigações com vistas à Copa do Mundo integram a versão final dos editais, entregues ontem por ministros e autoridades do setor ao Tribunal de Contas da União (TCU). Deles constam ainda os valores da outorga (lance mínimo no leilão), pisos para investimento, prazos de concessão e demais detalhes, antecipados pelo GLOBO na edição da última terça-feira. (O Globo)