Nova York exerce influência no mundo todo. Com um uma economia de quase US$ 500 bilhões, atrai gente de todos os lugares.Os Estados Unidos têm mais de 20 milhões de pequenas empresas, e a maior concentração delas está na cidade. No distrito de Queens, conhecido por suas ruas de comércio variado e movimentado, moram cerca de 20 mil brasileiros – gente que costuma ter muita saudade da terra natal. Ricardo Bastos aproveitou essa concentração e montou um supermercado com produtos tipicamente brasileiros. "O brasileiro tem muita saudade das coisas do Brasil e eu vi na época uma necessidade, uma carência de uma loja desse segmento", conta Bastos. O empresário abriu o mercado em 1994, com um pequeno investimento de R$ 5 mil. E, desde então, o negócio aumentou 20 vezes de tamanho. Hoje tem 800 metros quadrados. E 90% dos clientes são brasileiros. No mercado, ele vende azeite de dendê, chimarrão, pequi e até pamonha. "O produto campeão de vendas aqui do supermercado é o polvilho, para fazer pão de queijo", conta. São mais de mil pacotes por mês. ALém de comida, ele vende livros, DVDs, camisas e canecas de times brasileiros. "Nova York é um lugar que você trabalhando, você consegue", diz ele. (G1)