A elevação em 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a importação de carros travou em outubro o ritmo de crescimento do desembarque de veículos vindos da Coreia do Sul e da China. A importação de carros da Argentina e do México não sofreu interrupção. O valor desembarcado de carros mexicanos e argentinos em outubro, ao contrário, foi maior que a média mensal de janeiro a setembro. Os carros importados da Argentina e do México ficaram de fora da elevação do imposto. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 20 de outubro suspendendo a elevação de IPI até 15 de dezembro, novembro promete registrar alta de importação de veículos. A média diária dos três primeiro dias úteis de novembro alcançou US$ 156,6 milhões, quase o dobro da média de US$ 83,6 milhões de novembro do ano passado e 50% a mais que os US$ 102,8 milhões de outubro. De janeiro até setembro a importação média de carros fabricados na Coreia era de US$ 165,7 milhões. O mês com menor desembarque até então era agosto, com US$ 145 milhões. Em setembro foram desembarcados US$ 181,4 milhões, valor que caiu para US$ 102,9 milhões em outubro. (Valor Econômico)