O varejo quer que a redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciada na semana passada, tenha um efeito cascata no setor. As ações para que isso ocorra já puderam ser percebidas no fim de semana. As maiores cadeias varejistas avaliam que a medida abre uma margem de manobra para a criação de novas estratégias de "chão de loja" para levar o cliente a gastar mais em outros itens. Essas ações foram desenhadas nos últimos dias, desde que as redes tiveram a confirmação do benefício fiscal. Em um ano com desaceleração na demanda, e encalhe de alguns produtos, o comércio diz que pode "provocar" novas vendas ao pegar carona no "efeito IPI" em dezembro – mês que representa 30% das vendas do varejo no ano. Na quinta-feira, quando o governo anunciou redução ou zeragem do IPI, dependendo do produto, eletrodomésticos como micro-ondas e fogões já eram anunciados com preços até 20% menores. Na sexta-feira, o desconto para um refrigerador de R$ 1,5 mil, por exemplo, atingia de R$ 150 a R$ 200. No site do Extra, a rede destacava a redução no IPI e, ao lado desse anúncio, listava as ofertas para eletrodomésticos e eletroeletrônicos (TV e computador). O site do Walmart dava destaque, no alto da página, aos eletrodomésticos mais baratos e, logo abaixo, a uma promoção de eletrônicos com frete grátis sem limite de valor. (Valor Econômico)