O aumento de renda do brasileiro, a alta densidade populacional e a maior segurança fazem com que os grandes bancos elevem suas apostas na conquista de novos clientes em comunidades carentes. Para se aproximar desses novos consumidores, estão abrindo agências e montando estratégias específicas para pequenos negócios e usuários estreantes em bancos. A mais recente incursão nesse sentido foi a inauguração, ontem, deumaagência do Banco Santander naVila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. "Ainda hoje se fala muito de inclusão. Vamos continuar a abrir agênciasemcomunidades, não só no Rio de Janeiro", afirmou o presidente do Santander, Marcial Portela. De acordo com o banco, a expectativa é que o investimento, cujo valor não foi revelado, atinja o ponto de equilíbrioemno máximodois anos. Se isso for concretizado, será um caminho similar ao da agência do banco no Complexo do Alemão, inaugurada em maio do ano passado e que já gerou receitas suficientes para o pagamento de todo o investimento realizado.Oponto de atendimento no Alemão possui atualmente 100 empresas e 1,2 mil pessoas físicas entre os correntistas. (Brasil Econômico)